Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog

a aranha de nove patas

19 Mai 2013, 10:22am

Publié par Horizontes

La première séance des ateliers horizon(te)s a lieu le 23 mai 2013 à la Bibliothèque-médiathèque Le Phare - 935 ch de Waterloo - 1180 Bruxelles (Uccle) - à 18 h30 jusque 20 h

voici, comme mise en bouche, un extrait du texte soumis à la traduction. Il s'agit d'une nouvelle de Leite de vascoscelos, A nona pata da aranha, dont voici les premières pages.

Le texte entier sera distribué aux participants. La nouvelle comporte 15 pages, le texte est aisé à traduire, même s'il comporte quelques particularités linguistiques et expressions typiquement mozambicaines.

Extrait :

A NONA PATA DA ARANHA

Leite de Vasconcelos

extrait de : "As mãos dos pretos" : antologia do Conto Moçambicano / Nelson Saúte. -

édition Dom Quixote, 2007 - pp 201-222

O Papaíto encontrou uma aranha.

Das aulas de Ciências o Papaíto sabia que as aranhas são animais articulados, de corpo redondo, sem asas e com oito patas. o bichinho que procurava sair do frasco de boca larga era um animal articulado, de corpo redondo, sem asas e com nove patas.

A aranha estava no frasco contra a sua vontade. o Papaíto introduzira-a na prisão de vidro depois de dar com ela na teia construída entre dois ramos do limoeiro do quintal.

No momento da captura, o Papaíto não se apercebera da particularidade. A aranha destinava-se a uma colecção zoológica que incluía uma libélula, duas baratas, uma lagartixa e um grilo, achados numa expedição pelas recantos da casa e do quintal.

Satisfeito com a caçada, o Papaíto transportara os exemplares para a mesa da sala, cada um no seu frasco, e iniciara as observações. Viu então que a aranha possuía uma pata adicional.

- Encontrei uma aranha com nove patas - disse Papaíto à mãe, chegando-se à porta da cozinha.

A mãe, ocupada em temperar carapaus para o aImoço, disse que não devia trazer porcarias para dentro de casa. O Papaíto insistiu, procurou atrair a atenção da mae para o frasco, assegurou que aquela era uma aranha especial, se calhar não havia outra igual em todo o mundo. A mae encolheu os ombros e continuou a temperar os carapaus.

- Encontrei uma aranha com nove patas - disse o Papaíto, nessa tarde, ao professor Muianga. o professor abanou a cabeça:

- As aranhas têm oito patas.

O Papaíto exibiu o frasco.

- Esta tem nove.

O professor Muianga pediu o frasco e contou as patas. Eram nove.

- A conclusão que devemos tirar é a de que este animal não é uma aranha - explicou o professor Muianga.

- Então, o que é?

O professor Muianga zangou-se.

- O que é ! o que é ! o que é é que é proíbido trazer bichos para a sala de aulas. Leva isto e vai deitar fora. O Papaíto recuperou o frasco e saiu. Não o deitou fora e não regressou à aula. Sentou-se à sombra duma árvore a remirar a aranha, que desistira de fugir.

(....... la suite est communiquée aux participants à l'atelier)

---------------------------------

édition Dom Quixote, tous droits réservé - la diffusion de l'extrait est à finalité pédagogique.

Commenter cet article